terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como conviver com a perda do amado

Chega de poesias intituladas "Eu te amo". Essa frase é preciosa demais para ser assim, lançada ao vento, como quem quebra pratos em um almoço grego.

Chega de queimar meu tempo e minha pouca criatividade com quem não se importa nem um pouco. Isso é loucura, não é poesia. Não é ser poeta, é ser idiota, certo? Eu me sinto muitas coisas na vida, menos idiota.

Mas como o amor embabaca qualquer um, não me sinto tão imbecil assim, nem creio ter perdido tanto tempo também, afinal de contas, quem escreve, por mais que não admita, escreve primeiro para si, para que assim, transborde para o próximo.

A grande conclusão que eu cheguei, após apanhar da vida, apanhar dos meus amigos, apanhar de mim mesmo, é que ninguém, ninguém debaixo deste sol tropical vale a pena ser amado se não estiver pronta(o) para retribuir com amor o amor recebido. (é lógico que estou falando do amor sentimento entre duas pessoas, homem-mulher e não do "amai ao seu próximo...")

Então meu conselho para os amantes que amam em vão é que façam o luto do amor. Porque um amor unilateral é um amor morto, que se não o enterrarmos ele putrefará como qualquer outra coisa morta que não vai para debaixo da terra.

Não enterre o seu amor no seu coração. Ninguém usa terreno nobre para fazer cemitério. Não existe nada mais nobre neste mundo do que o seu coração, acredite em mim. Nem mesmo o seu amor por outra pessoa é nobre como o seu coração. Cuide dele, porque ninguém o cuidará por você.

Outra coisa fundamental é que você encontre nesta vida alguém que o compreenda como ser humano, que co-exista com você. Isso que dizer que essa pessoa não precisa ser parecida com você, basta que ela esteja disposta a sonhar com você e você com ela. Pessoas diferentes constroem vidas maravilhosas juntas, enquanto pessoas parecidas podem se divorciar com a mesma facilidade com que se identificaram. Não existe regra para esse tipo de coisa na vida, então não invente aonde não cabe invenção.

Continuando... muita esperança paralisa sua vida. Se a pessoa preferiu seguir a vida dela sem você, muito provavelmente ela não voltará atrás. Então não idealize a vida, porque a vida é nua e crua, o dia-a-dia é feito de carne e osso e não de sua imaginação. Os momentos que vocês passaram juntos são tão importantes para você quanto sua festa de aniversário de 1986. São apenas memórias legais que não acrescentam em nada aquilo que você é nem aquilo que você irá construir na sua vida.

Permita-se continuar a viver. Você vale muito mais do que o alvo de seus sentimentos. Essa pessoa só passa a ser digna de ter o mesmo valor que você quando ela retribui o que você sente, da mesma forma. Toque o seu baile, porque a vida não espera ninguém.

Procure um novo amor, ou não procure nada. Isso cabe a você decidir. Só não tente ressuscitar aquilo que já morreu, pois isso é burrice e vai te machucar muito mais do que resolver seus problemas.

No mais, que o Senhor te abençoe. Essa foi antes de tudo uma palavra pastoral e é com coração de pastor que eu peço a Deus que ela te abençoe. Pois, sem hipocrisia, antes de escrever para você, estou escrevendo para mim.

Amém.

Um comentário:

Thiago disse...

Cara,

Você está fazendo desse amor, uma doença.Isso não é ser poeta,é ser idiota mesmo.
Vá viver sua vida!Saia,faça amigos,conheça pessoas. A impressão que dá é que você está no fundo do poço, se afogando numa lama por causa de um amor que passou.Esquece isso.A fila anda...Seja homem,se ame, se dê valor.
Até quando vai ficar nesse chororô??
Fala sério!!